Igreja Metodista Voldac

Contribuições
Você adicionou a sua lista de contribuições. O que deseja fazer agora?
Adicionar Contribuições Pagar Contribuição
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Igreja Metodista Voldac - Resgatando Vidas e Cuidando Bem Delas!

Resgatando Vidas e Cuidando Bem Delas!

Discípulos na Lei de Moisés ou na Graça?

Atos 15.1-5

Por CLEUNICE LUIZ DIAS REIS dia em Palavra

Discípulos na Lei de Moisés ou na Graça?
  • Compartilhe com seus amigos
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Introdução: A igreja é uma linda família, assim como uma família, a igreja também vivencia discórdias e desentendimentos que precisam ser resolvidos em amor. A igreja, como uma linda família da fé, enfrenta desentendimentos que são instrumentos de Deus para o nosso crescimento. Os desentendimentos não existem para que saiamos da igreja. Os desentendimentos existem para o nosso crescimento, para provar a nos mesmos como somos pequenos e carentes da misericórdia de Deus. Quando não temos sabedoria espiritual, os desentendimentos causam mágoas e ressentimentos. São instrumentos do inferno contra a nossa vida espiritual. Você tem maturidade para enfrentar os desentendimentos na igreja?

I. Os Ataques dentro da Igreja (v.1) - Esses homens eram judeus da seita dos fariseus que passaram a ser cristãos. Mas achavam que todos os crentes, mesmos os não judeus, deveriam ser obrigados a guardar a lei de Moisés: Guardar o sábado, a circuncisão e todas as cerimônias do Antigo Testamento. A igreja de Antioquia estava na Graça de Deus e estava sendo atacada por parte da própria Igreja. Eram pessoas levantadas como discípulos, vinda da igreja dos discípulos, mas com doutrinas contra os princípios dos discípulos.

Hoje também temos que ter cuidado contra movimentos parecidos com Igreja, mas que são levantados pelo inimigo para trazer sofrimento, perseguição e confusão.

II. As contendas dentro da Igreja (v.2) - Paulo e Barnabé conheciam a Graça de Deus e não aceitaram o argumento errado. Eles tiveram contendas e discussão. Observe que Atos não menciona os nomes desses irmãos que foram arrumar confusão na igreja. Seus nomes são poupados.

A igreja também enfrenta contendas e discussões. Para alguns crentes fracos, isso é sinal de que não somos uma família verdadeira. Para os discípulos maduros é sinal de lutas espirituais que precisam ser vencidas.

Quando as contendas surgem é importante ter a sensibilidade do autor de Atos: Não ser fofoqueiro. Não tecer comentários sobre as pessoas. Não divulgar nomes. Não difamar. Não semear contendas. Nunca comentar um erro de um irmão para outro. As lutas existem. As pessoas que fazem confusão existem. Mas o discípulo verdadeiro é lutador contra os espíritos malignos. O lutador não semeia discórdia, não comenta nomes, não gera desconfiança no corpo. Ele olha para frente e tem coragem para prosseguir. Paulo e Barnabé defendem a fé diante dos ataques e buscam conselho em seus superiores.

III. A contenda sendo levada às autoridades (v.3 e 4) - Paulo e Barnabé vão a Jerusalém, enviados pela igreja, para perguntar aos apóstolos se deveriam ou não guardar as Leis do Antigo Testamento. Enquanto viajam, testemunham as maravilhas das conversões dos gentios e são bem recebidos pela igreja, pelos apóstolos e pelos presbíteros. Esse é o princípio de autoridade e cobertura espiritual. Eles não pertencem a um ministério autônomo. Eles pertencem a uma igreja e estão debaixo de autoridades. As contendas e lutas devem ser levadas às autoridades.

IV. As vidas que desejaram permanecer na Lei (v. 5) - Nós vivemos na graça de Deus. O Novo Testamento fala da Salvação pela Graça. Mas os “fariseus” desejam que os crentes fiquem debaixo da Lei e das ordenanças do Antigo Testamento. Cuidado! Hoje existem muitos “fariseus” que desejam nos aprisionar na Lei. Permaneça na Graça. Somente na Graça de Deus.

Não discuta religião. Algumas seitas e religiões pregam a Lei. Respeite a liberdade do outro. Mas permaneça na graça de Deus. Viver na graça é uma bênção de Deus. Você vive na graça?

Conclusão: Nossa igreja é uma família. Na família existem contendas. Temos que ter sabedoria, caráter e lealdade para não semearmos fofocas. Temos quer ter determinação para permanecer na graça.

                                          Extraído e adaptado do Livro Discipulado em Atos dos Apóstolos

  • Compartilhe com seus amigos
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Discípulos na Lei de Moisés ou na Graça?

Enviando Comentário Fechar :/