Igreja Metodista Voldac

Contribuições
Você adicionou a sua lista de contribuições. O que deseja fazer agora?
Adicionar Contribuições Pagar Contribuição
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Igreja Metodista Voldac - Resgatando Vidas e Cuidando Bem Delas!

Resgatando Vidas e Cuidando Bem Delas!

A palavra do Discípulo Tiago sobre a fé dos gentios

Atos 15:12-21

Por CLEUNICE LUIZ DIAS REIS dia em Palavra

A palavra do Discípulo Tiago sobre a fé dos gentios
  • Compartilhe com seus amigos
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Introdução: Falar com sabedoria é importante em todos os momentos da nossa vida. A pessoa que usa de sabedoria para falar, aprende primeiro a escutar. Você tem sabedoria para escutar? Você tem sabedoria para falar? 
 
I. Fale de Vitórias -  A discussão termina quando Paulo e Barnabé falam de vitórias. Diante das discussões, Barnabé e Paulo testemunham a vitória das maravilhas de Deus entre os gentios (v.12). Diante de contendas, debates e provocações, devemos abrir a boca para falar de vitórias. Ao invés de andar se defendendo e agredindo, devemos andar falando das maravilhas de Deus.
 
II. Aproveita a oportunidade - Tiago, irmão do Senhor Jesus, Líder da Igreja em Jerusalém juntamente com Pedro, tem a oportunidade de trazer uma palavra de sabedoria (v.13). Deus sempre nos dará oportunidade de trazer palavras de sabedoria. Aproveite as oportunidades de Deus em sua vida. Você poderá ser usado por Deus para trazer paz e harmonia. 
 
III. Use o testemunho de bênção do irmão - Tiago cita a fala de Pedro sobre Deus ter visitado os gentios (14). Diz que a fala de Pedro tem base bíblica (v.15-18). Tiago aproveita a oportunidade para mencionar algo positivo em Pedro e em sua fala. Devemos sempre citar coisas bonitas e positivas que ouvimos ou lemos. Trazer a memória coisas positivas e mencionar a fonte de onde ouvimos ou lemos essas coisas positivas, causa edificação no corpo.
 
IV. Aprenda a aceitar os planos de Deus - Toda a igreja de Jerusalém era formada por Judeus. Os judeus amavam as Leis de Moisés. O sábado e a circuncisão eram atos de muito amor e respeito. Mas Tiago nos ensina a aceitar os planos de Deus. Para os gentios Deus tinha uma outra dispensação. A dispensação da graça.
Tiago diz que, segundo seu julgamento, não devemos perturbar aqueles que, dentre os gentios, se convertem a Deus (v.19) Perturbar fazendo com que guardem as leis de Moisés (sábado, circuncisão, etc.). Tiago recomenda que (v.20) deveria ser escrita uma carta exigindo o seguinte: que abstenham das contaminações dos ídolos, que se abstenham das relações sexuais ilícitas, da carne de animais sufocados e do sangue.
Essas últimas exigências eram principalmente por causa do fato de que (v.21) “Moisés tem, em cada cidade, desde tempos antigos, os que o pregam nas sinagogas, onde é lido todos os sábados”. Observe que não foi exigido guardar as Leis do Antigo Testamento, nem mesmo o sábado e a circuncisão. Se o sábado fosse importante seria aqui exigido dos gentios. Mas Tiago, irmão do Senhor Jesus, cheio do Espírito Santo entende que as Leis de Moisés, as leis do Antigo Testamento, principalmente a circuncisão e o sábado, não deveriam ser exigido dos gentios. 
Se o sábado fosse necessário para o povo de Deus e para a igreja na atualidade, seria exigido aqui na carta dos apóstolos a igreja gentílica.
 
Conclusão: Devemos ter a visão de Tiago. Deus levantou os apóstolos para nos trazer a doutrina de Deus, Nós guardamos a Doutrina dos Apóstolos.
Paulo entende que fomos edificados sobre o fundamento dos apóstolos. Leia Ef 2.20 e 3.5. Sempre devemos lembrar das palavras dos apóstolos. Leia Judas 1.17. 
A Palavra de Sabedoria sempre trás vida e alegria diante dos conflitos. Que possamos receber de Deus palavra de sabedoria. 
                                  Extraído e adaptado do Livro Discipulado em Atos dos Apóstolos

  • Compartilhe com seus amigos
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para A palavra do Discípulo Tiago sobre a fé dos gentios

Enviando Comentário Fechar :/