Igreja Metodista Voldac

Contribuições
Você adicionou a sua lista de contribuições. O que deseja fazer agora?
Adicionar Contribuições Pagar Contribuição
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Igreja Metodista Voldac - Resgatando Vidas e Cuidando Bem Delas!

Resgatando Vidas e Cuidando Bem Delas!

A dispersão dos discípulos

Atos 8:1-8

Por Carlos Eduardo Mota Chaves dia em Palavra

A dispersão dos discípulos
  • Compartilhe com seus amigos
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Introdução: Deus usa as situações mais imprevisíveis para o bem de sua obra. Hoje iremos ver a primeira grande perseguição sofrida pela igreja. Até o capítulo sete a igreja tinha paz e tranquilidade para o trabalho de fazer discípulos em Jerusalém. A partir do capítulo 8 de Atos, a igreja passa por grande perseguição. Terá que fugir de Jerusalém e realizar a obra de Deus em outras terras. Assim, de forma obrigada pela perseguição, a igreja cumpriu o Ide de Jesus conforme Mateus 28.19: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.
Você já está cumprindo o Ide de Jesus ou necessita de uma perseguição para ser despertado?

I. A perseguição gera sofrimentos (V1-3) - Os primeiros discípulos sofreram muito por serem seguidores de Cristo. O v.1 diz que se levantou grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém. Todos os discípulos (mais de 5 mil), exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e da Samaria. Eles deixaram casas, fazendas, bens e fugiram para sobreviverem em outras terras. Enquanto alguns homens piedosos sepultaram e choraram por Estevão, o v.3 diz que Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas e, arrastando homens e mulheres à prisão.
O líder das perseguições era Saulo. A morte de Estevão foi o início da grande perseguição sofrida pela igreja. Até hoje, no mundo inteiro existem cristãos morrendo pelo esforço de levar vidas a Cristo. Nosso esforço também tem que ser por vidas. Nossa fome tem ser por vidas. Nossa luta diária deve ser para ganhar almas e fazer discípulos. Qual tem sido o seu esforço para ganhar almas para Jesus?

II. A perseguição gera missões (V-4) - A Igreja de Jerusalém vivia celebrando o Cristo ressuscitado. Cantavam, adoravam, tomavam a Ceia de casa em casa, mas não fazia missões. Fazer missões significa levar o Evangelho a aonde ele ainda não chegou. Com a perseguição, a igreja deixou seu conforto de Jerusalém e partiu por toda a parte do mundo pregando a palavra. O v.4 diz: “No entanto os que foram dispersos iam por toda parte, anunciando a palavra”. Discípulos foram para a Ásia, África e Europa evangelizando e criando células em suas próprias casas. A perseguição fez a igreja despertar para missões. Você está disposto a ser usado onde Deus deseja?

III. A perseguição gera discípulos (V-5-8) - Por causa da perseguição, muitos discípulos foram gerados. Filipe vivia como diácono entregando alimentos as viúvas pobres da igreja de Jerusalém. Quando veio a perseguição, ele desceu à cidade de Samaria e pregava a Cristo. A Bíblia diz que as multidões escutavam, unânimes, as coisas que Filipe dizia, ouvindo-o e vendo os sinais que operava. A perseguição levou Filipe a discipular multidões. O discípulo que se coloca na mão de Deus passa a ganhar multidões para Jesus. Os sinais acompanharam o ministério de Filipe. O v. 7 diz: “saíam de muitos possessos os espíritos imundos, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados”.
O discipulado em Samaria gerou alegria. O V. 8 diz: “pelo que houve grande alegria naquela cidade”. Você já se colocou para fazer discípulos?

Conclusão: Vida triste e sofrida é a vida do cristão que nunca faz discípulos. Sua vida não gera alegria na cidade. Mas se houver arrependimento, oração da fé e humildade, Deus vai te capacitar hoje. Hoje você irá receber o Poder de Deus para fazer discípulos, mesmo em meio a perseguições. Comece trazendo uma vida para próxima reunião da celula/GPD.

Extraido e Adaptado do Livro Discipulado em Atos dos Apóstolos. 

  • Compartilhe com seus amigos
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para A dispersão dos discípulos

Enviando Comentário Fechar :/